sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OZ - A vida é uma Prisão

 6 TEMPORADAS COMPLETAS
   
   

Oz foi uma série de televisão norte-americana, criada por Tom Fontana e produzida pela HBO, entre 1997 e 2003, dividida em 6 temporadas, com 8 episódios cada (com exceção da quarta, que é a mais longa e contém 16 episódios), com a duração de, aproximadamente, uma hora cada.
A série tem como proposta mostrar o cotidiano da prisão de segurança máxima Oswald, também conhecida como “Oz”, incluindo todas as suas subdivisões, como o corredor da morte, Emerald City, Unidade B, entre outras. A série tem como principal marca o realismo presente em suas cenas, incluindo temas como sexo, violência e consumo de drogas. A série também contou com cenas de nu frontal masculino, entre elas as dos atores Kirk Acevedo e Christopher Meloni.

    

A história da série se passa dentro da prisão de segurança máxima Oswald, dirigida por Leo Glynn, e suas respectivas unidades, tais como: unidade B (prisão geral), unidade J (unidade dos policias), GenPop (população geral), solitária, entre outras.
O enredo principal gira em torno de Emerald City, uma unidade experimental idealizada e projetada pelo seu diretor, Tim MacManus, que não mede esforços para melhorar a vida dos prisioneiros, em alguns casos indo até mesmo contra o diretor da prisão Leo Glynn, acreditando que todos os presos têm recuperação. Em Emerald City, os presos têm mais liberdade do que em outras unidades de Oz, porém essa liberdade tem regras, é proibido sexo, drogas, brigas e algazarra. Tudo é controlado, desde a hora em que as celas são abertas, às 7 horas da manhã, até à hora em que os presos são trancados, novamente, às 17 horas. Em Emerald City, também, é obrigatório praticar atividades físicas e trabalhar nos mais variados tipos de serviços, como na manutenção da limpeza, na cozinha ,fazendo e distribuindo as refeições, na separação e distribuição de correspondências, na enfermaria, auxiliando os enfermeiros na higiene dos pacientes, na fábrica de uniformes, entre outras atividades.
Muitos dos criminosos mais perigosos do país são enviados para Oz, gangues e grupos são formados, o que faz com que cada unidade seja um barril de pólvora, com diferenças étnicas e religiões entre os prisioneiros, que geram constantes conflitos, resultando em brigas e mortes.

    

Todo episódio de Oz é narrado pelo prisioneiro Augustus Hill (com exceção da última temporada, onde em alguns episódios outros presos são responsáveis pela narração). Porém, essa narração não é, diretamente, ligada aos fatos que ocorrem dentro da prisão. Na maioria das vezes, o narrador usa exemplos de assuntos, totalmente, diferentes dos temas abordados na série, ou seja, à primeira vista essas narrações podem parecer confusas e sem lógica, entretanto, as mensagens passadas se encaixam, perfeitamente, com o que acontece dentro dos muros de Oz.

    

Gangues

Ao chegar em Oz, um “padrinho” é nomeado para cada detento, para ajudar os novatos a se acostumarem com as regras e a vida na prisão. Geralmente, os novos detentos têm as mesmas crenças que o padrinho escolhido, ou seja, são da mesma gangue.


Latinos: Durante a série teve como principal líder Enrique Morales, que assumiu a liderança dos latinos assim que chegou a Oz. Outros latinos também foram líderes, como por exemplo: Miguel Alvarez e Raoul Hernandez, mais conhecido como El Cid. Trabalharam em conjunto com os italianos e com os negros, no tráfico de drogas de Emerald City, mais tarde passaram a ser uma espécie de aliados dos italianos contra os negros comandados por Adebisi.

Italianos: Seu principal líder foi Chucky Pancamo. Outros italianos passaram pela liderança em Oz como: Nino Schibetta (morto por Adebisi e O'Reily), Peter Schibetta eAntonio Nappa. Os italianos eram muito unidos e representavam a máfia da série, trabalhavam no tráfico de drogas em conjunto com outras gangues, não tinham reais inimigos, porém se envolviam em confusão para proteger seus negócios (tráfico de drogas).

Arianos: Foi a única gangue que teve apenas um líder em toda a série, Vern Schillinger, seu braço direito era James Robson. Os arianos tentam conseguir respeito e poder através da violência, fazendo com que sejam uma das gangues mais violentas de Oz.

Negros: Simon Adebisi foi o líder mais temido e importante dos negros. Outros negros também chegaram a ser líderes em Oz, entre eles: Jefferson Keane (convertido ao Islã por Said, antes de morrer), Kenny Wangler, o Poeta e por fim Burr Redding. Estavam envolvidos no tráfico de drogas, sendo também uma gangue violenta e muito temida pelo resto da prisão.

Muçulmanos: O principal líder foi Kareem Said. Zahir Arif e Hamid Khan também chegaram a liderar. É um dos grupos mais neutros de Oz, passavam a maior parte do tempo rezando, convertendo novos seguidores para o islã e abominando atos que sua religião não permitia, como violência, homossexualidade e injustiças em geral.

Os outros: É o grupo mais diversificado de Oz, por possuir membros com crenças e ideologias diferentes, cada membro era seu próprio líder e possuía seus próprios aliados e inimigos pessoais. Seus principais representantes eram: Tobias Beecher, Augustus Hill, Ryan O’Reilly, Cyril O’Reilly, Bob Rebadow, Agamenon Busmalis e mais tarde Chris Keller, que entrou em Oz como aliado de Schillinger, porém sem seguir a ideologia ariana.

Fonte: Wikipedia


     

Devo avisar que esta série é bastante realista, mostrando cenas de extrema violência. Mesmo sabendo que não é real, é impossível não ficarmos impressionados com algumas das cenas que ocorrem. Explora uma linguagem carregada de palavrões, nudez frontal masculina, masturbação e violência, além de cenas de estupros. Quer fosse pelo sexo oral ou a penetração anal, "Oz" foi uma série que chocou, devido à sua abordagem direta e crua de uma sociedade, basicamente, masculina, confinada numa prisão de segurança máxima. 
Resumindo, só assistam se, realmente, tiverem coragem para o que vão ver.

PASTAS MEGA







STORAGE - 1ª TEMPORADA

Episódio 1   ///   Episódio 2   ///   Episódio 3   ///   Episódio 4

Episódio 5   ///   Episódio 6   ///   Episódio 7   ///   Episódio 8

STORAGE - 2ª TEMPORADA

Episódio 1   ///   Episódio 2   ///   Episódio 3   ///   Episódio 4

Episódio 5   ///   Episódio 6   ///    Episódio 7   ///   Episódio 8

STORAGE - 3ª TEMPORADA

Episódio 1   ///   Episódio 2   ///   Episódio 3   ///   Episódio 4

Episódio 5    ///   Episódio 6   ///   Episódio 7   ///   Episódio 8

STORAGE - 4ª TEMPORADA

Episódio 1   ///   Episódio 2   ///   Episódio 3   ///   Episódio 4

Episódio 5   ///   Episódio 6   ///   Episódio 7   ///   Episódio 8

Episódio 9   ///   Episódio 10   ///   Episódio 11   ///   Episódio 12

Episódio 13   ///   Episódio 14   ///   Episódio 15   ///   Episódio 16

STORAGE - 5ª TEMPORADA

Episódio 1   ///   Episódio 2   ///   Episódio 3   ///   Episódio 4

Episódio 5   ///   Episódio 6   ///   Episódio 7   ///   Episódio 8

STORAGE - 6ª TEMPORADA

Episódio 1   ///   Episódio 2   ///   Episódio 3   ///   Episódio 4

Episódio 5   ///   Episódio 6   ///   Episódio 7   ///   Episódio 8


 

Um comentário:

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!