quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl) - 2015

    

PORTUGUÊS E ESPAÑOL

The Danish Girl (A Garota Dinamarquesa ou A Rapariga Dinamarquesa) é um filme estadunidensede drama-pseudo-biográfico, dirigido por Tom Hooper, baseado no romance homônimo de David Ebershoff e vaguamente inspirado na vida das pintoras dinamarquesas Lili Elbe e Gerda Wegener.

O filme é protagonizado por Eddie Redmayne como Lili Elbe, uma das primeiras transexuais a se submeter a uma cirurgia de redesignação sexual e Alicia Vikander como Gerda Wegener.

Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o seu relacionamento amoroso com a pintora dinamarquesa Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher, quando sua esposa pede para que ele pose para retratos femininos, quando uma modelo falta, na década de 20. Sua esposa aceita a cirurgia, mas percebe que perdeu a pessoa com quem se casou e Hans Axgil (o ator belgaMatthias Schoenaerts), vem formar um triângulo amoroso.

   

CRÍTICAS


O filme recebeu críticas pela escolha de um homem Cisgénero para interpretar uma mulher transexual. Ele também foi criticado por ser escrito de maneira semelhante a feminização forçada erótica, obscurecendo a verdadeira história de uma figura transsexual histórica e por ser baseado num livro fictício que não conta a verdadeira história de Einar/Lili e Gerda Wegener. Tópicos incluindo a sexualidade de Gerda, como era evidenciada por suas pinturas eróticas envolvendo mulheres - Gerda era, provavelmente, lésbica ou, no mínimo, bissexual, ela e Lili eram mais irmãs do que amantes, e a desintegração do relacionamento de Gerda e Lili, depois do anulamento de seu casamento, foram omitidos no livro e no filme. As famosas pinturas de Arte Erótica Lésbica de Gerda Wegener não são mencionadas no filme. A causa da morte de Lili também foi deixada de fora de filme, em nenhum momento é mencionada que ela morreu de infecção causada por rejeição ao útero que lhe fora transplantado.

Mesmo com tantos erros históricos e fatos inventados para comover o público, o filme ainda está sendo vendido como "uma história real" e "uma história de amor real".


Origem: Estados Unidos
Gênero: Drama, Biografia
Duração: aprox. 120 minutos
Ano: 2015

    

Drama basado en la verdadera historia de una pareja de artistas daneses, Einar y Gerda Wegener. La vida de este matrimonio dio un giro cuando Einar sustituyó a la modelo femenina que su mujer, Gerda, tenía que pintar. Cuando los retratos resultan ser un éxito, ella anima a su marido a adoptar una apariencia femenina. Lo que comenzó como un juego llevó a Einar a una metamorfosis que puso en riesgo el amor de su esposa…








2 comentários:

  1. Parabéns pela linda resenha Danny! É sempre ótimo conhecer os fatos veridicos antes de assistir filmes baseados em fatos reais. Queria muito assistir o Danish girl antes do Oscar também! Obrigada e bjão

    ResponderExcluir
  2. Eu baixei o filme e fiquei perplexa como a história real não foi contada. No filme quem não sabe pensa que ela morreu na cirurgia de redesignação sexual o que não é verdade! Gostaria muito se tivesse nesse canal o filme transexual different for girls de 1996.

    ResponderExcluir

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!