sexta-feira, 25 de março de 2016

Versailles (2015) - Feliz Aniversário Moniquinha

   

PORTUGUÊS E ESPAÑOL

Versailles é uma série de drama de época de luxo, escrita por David Wolstencroft e Simon Mirren, e desenvolvida e co-produzida pelo Canal Plus francês. É o programa de televisão mais caro produzido, até 2015, em França, e quebrou recordes de audiências, para um drama original do Canal Plus desde 2013. Apesar de ser um projeto em grande parte de financiamento francês, a série foi filmada em Inglês, com vista a alcançar um público internacional maior.

      

Parcialmente, baseada em fatos históricos (não pretendendo, por isso, ser um documentário!) sobre a intriga e luta pelo poder, na corte do rei Louis XIV de França, conhecido como Rei Sol, a história começa em 1667, quando o todo-poderoso rei tinha 28 anos de idade. A série conta com a interpretação brilhante de dois atores britânicos em ascensão nos papéis principais: George Blagden, dá uma enorme personalidade e carisma ao papel de Louis XIV e Alexander Vlahos, desempenha o enigmático e homossexual (bissexual?) Monsieur Philippe d’Orléans, irmão do rei. O restante elenco é composto pela mulher do rei e princesa espanhola, Marie-Thérèse, interpretada por Elisa Lasowski, o amante homossexual de Phillipe, Chevalier, encarnado por Evan Williams, Anatole Taubman no papel do traidor Montcourt, Lizzie Brocheré como a médica Claudine, e muitos outros.

    
    

O enredo começa, quando Luís XIV decide transferir o centro do poder de Paris para Versailles e construir o maior palácio do mundo, partindo de um pavilhão de caça, que pertencia ao seu pai. O objetivo seria eliminar os resquícios de feudalismo, que persistiam em algumas partes de França e pacificar a aristocracia, da qual muitos membros tinham participado das várias guerras civis, conhecida como Fronda, durante a sua menoridade, e, para isso, convenceu os membros da nobreza a mudarem-se e habitarem no seu palácio luxuoso, de Versalhes. A principal preocupação do rei é a forma de governar o crescente império francês, mas a corte francesa evoluiu para algo estranho – onde a dança e a etiqueta eram críticas, politicamente. 

    

O seu irmão, Monsieur Philippe d’Orléans, é, constantemente, relegado a um papel menor na corte, devido ao crescente poder dos secretários mais influentes do Rei: Bontemps, Colbert e, especialmente, o chefe de segurança, o implacável Fabien Marchal, que põe qualquer um a tremer com um simples olhar. Por outro lado, a situação da França é ameaçada pela Holanda, governada por William de Orange, que monta um enorme esquema de conspiração contra o rei e contra França, muito à custa de traidores, que possuíam informação privilegiada dentro da corte.

    

Esta ambiciosa superproducción gira en torno a la historia del palacio de Versalles desde su construcción en 1667. Tras pasar por una infancia conflictiva y humillante, el monarca Luis XIV (George Blagden) se revela a sus 28 años como un estratega político fuera de lo común. Con el fin de someter a la nobleza e imponer definitivamente su poder absoluto, el déspota rey ordena la construcción de Versalles y lo concibe como una jaula de oro para mantener a los nobles bajo su control, distanciándose de ellos al tiempo que les entretiene con caprichos y distracciones. Mientras tanto, mantiene una relación con su cuñada Ana (Dominic Blanc), esposa de su hermano Felipe I (Alexander Vlahos) homosexual que no ocultaba su condición sexual.

















    


Um comentário:

  1. Feliz Aniversario Mónica!
    Que tenhas um dia muito feliz, com tudo aquilo que mais desejas, sempre rodeada das pessoas que te fazem bem.
    Bjinho

    ResponderExcluir

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!