quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Some Like It Hot (Quanto Mais Quente Melhor) 1959

   

PORTUGUÊS E ESPAÑOL

Chicago, 1929. Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo o criminoso Spats Colombo (George Raft) e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie (George E. Stone) e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue (Joan Shawlee) e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida. Diante desta situação, Joe adota o nome de Josephine e Jerry torna-se Daphne. De repente eles vêem Sugar Kane (Marilyn Monroe), a vocalista da banda de Sweet Sue. Jerry se apaixona na hora, mas Joe o lembra que ele não pode se fazer notar.


     

Porém, após chegarem a Miami, um milionário (Joe E. Brown) se apaixona por Daphne e Joe resolve se fazer passar por um milionário para tentar conquistar Sugar, tudo isto em meio à uma reunião dos Amigos da Ópera Italiana, uma convenção de criminosos que traz à cidade Spats Colombo e sua gangue.



Principais Prémios e Indicações

Oscar 1960 (EUA)
Venceu na categoria de melhor figurino - preto e branco.
Recebeu mais cinco indicações, nas categorias de melhor diretor, melhor ator (Jack Lemmon), melhor direção de arte - preto e branco, melhor fotografia - preto e branco e melhor roteiro adaptado.

Globo de Ouro 1960 (EUA)
Venceu nas categorias de melhor filme - comédia/musical, melhor ator - comédia/musical (Jack Lemmon) e melhor atriz - comédia/musical (Marilyn Monroe).

BAFTA 1960 (Reino Unido)
Venceu na categoria de melhor ator estrangeiro (Jack Lemmon).
Indicado na categoria de melhor filme de qualquer origem.

Curiosidades

- Some Like It Hot é considerado por Wilder como a sua obra-prima.
- A escolha inicial do diretor Billy Wilder para a personagem "Sugar Kane" não foi Marilyn Monroe, mas sim Mitzi Gaynor.
- A idéia inicial era que Frank Sinatra interpretasse o personagem "Jerry/Daphne"
- Marilyn Monroe queria que o filme fosse gravado em cores, porém o diretor a convenceu que o filme fosse feito em preto e branco pois a maquiagem para esconder a barba de Tony Curtis e Jack Lemmon deixava-lhes com um tom esverdeado em cores.

Título Original: Some Like It Hot
Origem:  Estados Unidos
Ano: 1959
Duração: aprox. 120 min
Direção: Billy Wilder
Roteiro: Robert Thoeren/Michael Logan
Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft
Género: comédia/musical


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!