quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

YENTL


Yentl é um filme americano de 1983, do gênero drama, dirigido, roteirizado e estrelado por Barbra Streisand. É baseado na peça de teatro de 1975 de mesmo nome escrita por Leah Napolin e Isaac Bashevis Singer.
Na Polônia, Yentl Mendel é a única filha do viúvo Rebbe ("Professor de Talmude") Mendel, que ensina o Talmude (uma codificação das leis judaicas) para os garotos de sua vila e para Yentl, porém secretamente porque nessa época as mulheres não tinham permissão de aprender sobre as leis judaicas. Quando seu pai morre Yentl fica completamente só no mundo. Ela toma a decisão de sair da vila e - disfarçada de um garoto com o nome Anshel - procura e passa num Yeshiva para estudar os textos, tradições e complexidades do Torá, Talmude, etc. Ela começa uma amizade com Avigdor, que é noivo de Hadass, porém os pais de Hadass descobrem que o irmão de Avigdor se suicidou e terminam com o noivado, dizendo que a melancolia é hereditária e Avigdor possa fazer o mesmo que seu irmão. Anshel fica, então, na estranha posição de 'noivo-substituto', para que Hadass possa ter um marido de qualquer forma. É um casamento que nunca é consumado, fora dos motivos óbvios também porque Hadass continua apaixonada por Avigdor (apesar de eventualmente se apaixonar por Yentl). Depois de inúmeras complicações (incluindo a descoberta paixão entre Avigdor e Yentl, que conta a verdade para ele com esperança de ele testemunhar a favor no tribunal judeu quando ela fosse anular o casamento proibido entre duas mulheres) o filme acaba com todos conseguindo o que eles sempre quiseram: Hadass e Avigdor casados e felizes e Anshel, agora assumidamente Yentl, se mudando para a América onde ela poderia continuar seus estudos sem ter que se disfarçar.


BAIXAR PELO MEGA

BAIXAR PELO GAVITEX


UM FILME MARAVILHOSO ESPERO QUE GOSTEM.

ESPERO QUE TENHAM UM ÓTIMA QUARTA FEIRA!!
ABRAÇOS.........

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes favoritos! Grandes interpretações, canções, direção, fotografia... Impossível não se emocionar com sua linda história, suas lindas e por vezes triste canções, seu romance e tudo que o filme representa e continuará sendo sempre atual. Nota 1000 e obrigado a Danny e a todos do GDF pela postagem!

    ResponderExcluir

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!