sexta-feira, 21 de julho de 2017

Boy George

     

George Alan O’Dowd (Londres, 14 de junho de 1961), conhecido pelo nome artístico de Boy George, é um famoso cantor e compositor britânico, e foi um dos cantores mais famosos e excêntricos da década de 1980. À frente do grupo Culture Club, grupo do movimento new wave fundado em 1984, Boy George se tornou um fenômeno cultural em todo o mundo, principalmente entre os jovens da década de 1980, vendendo mais de 150 milhões de discos. Entre as canções de maior sucesso, destacam-se Karma Chameleon, Do You Really Want To Hurt Me, Time (Clock Of The Heart), Church Of The Poison Mind, entre outras. Envolvido em escândalos e drogas, o Culture Club se desfez por alguns anos em 1987, quando Boy George iniciou sua carreira-solo, logo antes de retornar ao grupo, que continua suas atividades até os dias atuais.

    

George é conhecido por sua voz soulful e aparência andrógina. Ele fez parte do movimento New Romantic inglês, que surgiu no final da década de 1970 até o início da década de 1980.

Sua música é frequentemente classificada como a blue-eyed soul, que é influenciada pelo R&B e reggae. Foi vocalista de Jesus Loves You durante o período 1989-1992. Seu trabalho solo entre as décadas 1990 e 2000 tem influências glam, como David Bowie e Iggy Pop. Mais recentemente, ele lançou poucos trabalhos musicais, dividindo seu tempo entre composição, DJing, escrever livros, desenhar roupas e fotografia.

Fã de David Bowie e do vocalista Marc Bolan do T. Rex, Boy George circulava pelos clubes de Londres no final da década de 1970 com um visual polêmico inspirado em Marc. Trabalhando como DJ, conheceu, em 1981, Malcolm McLaren, que o convidou a integrar o grupo Bow Wow Wow, de onde saiu pouco tempo depois.


    

Em 1982, formou com o baixista Michael Craig o grupo In Praise of Lemmings, que mudou o nome para Sex Gang Children. Acusados de pedofilia pelo novo nome que adotaram, acabaram mudando o nome da banda para Culture Club, onde entraram o baterista Jon Moss e o guitarrista Roy Hay. Assinando com a gravadora Virgin, lançaram o primeiro single, "White Boy", seguido por "I'm scared Of Men" mas o sucesso veio realmente com "Do You Really Want To Hurt Me". O primeiro álbum, Kissing to Be Clever logo tornou-se sucesso.

O Culture Club foi um dos integrantes do movimento New Romantic ao lado de Duran Duran e Visage. No entanto os conflitos entre os integrantes do grupo, e os problemas de Boy George com drogas levaram à separação do grupo. Em 1986, Boy George foi preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetski foi encontrado morto, por overdose de heroína na casa de Boy George.

    

Boy George foi internado em uma clínica para tratar sua dependência, e retornou ao mercado em 1987, iniciando sua carreira solo com o álbum Sold que fez sucesso somente na Inglaterra, embora este álbum tenha um single que atingiu razoáveis posições nas paradas de sucesso mundial, o cover de "Everything I Own".

Em 1988, foi lançado o álbum Tense Nervous Headache e, em 1989, Boyfriend. Este último acabou sendo lançado somente na Europa e, assim como o álbum do ano anterior, não obteve muito sucesso.

Em 1990, Boy George lançou o álbum The Martyr Mantras, sob o pseudônimo de Jesus Loves You. O álbum é um trabalho totalmente diferente dos três álbuns anteriores.

Boy criou o selo More Protein para lançar seus próprios discos e, retornou às paradas musicais, com a canção "The Crying Game", produzido pelo Pet Shop Boys, música integrante da trilha sonora do filme Traídos Pelo Desejo, do diretor irlandês Neil Jordan. Foi o primeiro sucesso de Boy George nos Estados Unidos após o início da sua carreira solo.


     


Informação geral

Nome completo: George Alan O'Dowd
Nascimento: 14 de junho de 1961
Londres, Inglaterra
Reino Unido
Gênero(s): New wave, soul pop, soft rock, disco, New Romantic
Período em atividade: 1980 - presente 
Gravadora(s): EMI Music, Virgin Records, Plan A Records 
Afiliação(ões): Bow Wow Wow, Culture Club, Jesus Loves You 
Página oficial: http://www.iamboygeorge.com


    

Já foi postado aqui no blog um filme sobre a vida de Boy George, que pode assistir usando o link abaixo:



Um comentário:

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!