quarta-feira, 28 de março de 2018

Adeus Ano Velho, bem-vinda Nova Família!

    

Adeus Ano Velho, bem-vinda Nova Família! é uma que busca descobrir o que as famílias LGBT comemoram em um determinado ano novo.

Rogério e Flávio, casados no civil e no religioso, estão no quarto decorado para criança. Há uma estante cheia de brinquedos, um berço que pode se transformar em cama e muitos livros de literatura infantil que abordam com naturalidade a família com dois pais. Para o casal de roteiristas de televisão, que já está na fila de adoção, só falta um filho. “Sabemos que na nossa família homoafetiva não tem a figura da mãe. Mas a diferença é muito mais externa do que interna”, diz Flávio Queiroz, marido de Rogério Mestriner.

Um brinde ao nascimento de Gael, o filho de Gisele e Juliana Costa. As duas funcionárias da Universidade de São Paulo já conseguiram registrar o bebê com o nome das mães na certidão de nascimento. “ Quando o funcionário do cartório entendeu que se tratavam de duas mães, ele comentou que não estava estruturado para fazer o registro”, diz Juliana, que compartilhou os óvulos para Gisele gestar o bebê por meio de fertilização in vitro. E Sophia, a filha mais velha, está superanimada com a chegada do irmãozinho.

O preconceito torna a prática da lei mais lenta, mas não impede que algumas famílias sigam a seta do coração. O Caminhos da Reportagem ainda ouviu a história de Lênin Viana, 52, que comemora um ano de transição. A irmã e os filhos de Lênin falam como é ganhar um irmão e um pai. “Eu tive que reconstruir todo meu pensamento para ficar ao lado dele”, diz Thiago Cita, filho de Lênin. Um emprego com carteira assinada, o nome com a nova identidade de gênero, um prêmio tradicional à primeira transexual são conquistas que derrubam o velho preconceito e abrem horizontes para um Ano Novo, de verdade.




Reportagem: Aline Beckstein
Produção: Aline Beckstein, Paula Abritta, Thaís Rosa, Henrique Cruz(estagiário)
Imagens: Eduardo Viné, João Marcos Barboza
Auxílio técnico: Caio Araújo, Daniel Teixeira, Wladimir Ortega, Maurício Aurélio
Apoio operacional: Antonio Blanes, Carlos Gigliotti, Guilherme Scarazatto, Leticia Botelho, Priscila Stibich, Rafael Costa
Edição de imagens e finalização: Jéssica Saccól, Rodger Kenzo
Roteiro e direção: Bianca Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!