quarta-feira, 16 de maio de 2018

Homofobia: Desligue Essa Ideia (Dia Internacional Contra a Homofobia)

17 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA

O Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (em inglês: International Day Against Homophobia, Biphobia and Transphobia) é festejado em 17 de maio. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992.

Um pouco por todo o mundo faz-se neste dia marchas, beijaços, entre outras actividades para sensibilizar as pessoas.

    

Documentário Produzido pela turma de 1º Ano Faculdade Alfa

A cada 28 horas um homossexual é assassinado no Brasil, segundo estatísticas do Grupo Gay da Bahia. O país é hoje o lugar que mais mata lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais e transgêneros no mundo. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, entre 2008 e 2014 ocorreram 604 mortes. A pesquisa também aponta que somente em 2012 o disque 100 recebeu 3.084 denúncias relacionadas ao grupo LGBT, registrando no mesmo ano 4.851 vítimas de homofobia. A intolerância é uma manifestação de ódio à diferença, seja racial, sexual ou religiosa. A orientação sexual de cada indivíduo faz parte fundamental da identidade de gênero.

Às vezes, o preconceito inicia entre o próprio meio familiar com agressões verbais e termina em ataques físicos nas ruas. A homofobia no país é um problema estrutural que acompanha as raízes da cultura brasileira. Atualmente não existe nenhuma lei que ampare ou proteja essa minoria, dando garantias de direitos como todo cidadão comum, diante da discriminação na sociedade. Alguns dos direitos, é o reconhecimento da união estável, a conquista de direitos previdenciários, a adoção e a mudança de sexo. De acordo com o artigo quinto da Constituição Brasileira "todos são iguais perante a lei", será?



Direção Geral: Raphael Ribeiro
Roteiro: Raphael Ribeiro
Produção: Weberson da Silva/Daniella
Edição: Harison Rocha
Agradecimentos:
Pedro Tonhati,
Professora Josiane,
Carla Corado,
Anselmo Troncoso,
Wesley Cassimiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos tem direito a uma opinião mas lembre-se...
O direito de um termina onde
começa o direito do outro!